ESPAÇO DO SER

Fica a critério do visitante dizer-me se a página denominada de: ESPAÇO DO SER está dentro do contexto do blog Borborema "Cidade das Águas". Pois, são palavras que ecoam do fundo da minh'alma, por muitas vezes em momentos tortuosos; as quais traduzem sentimentos, marcam profundamente minha passagem por este mistério chamado "Vida". Intensificam minhas paixões, alegrias, desavenças, dentre outros sentimentos. (Márcia Andréa de Lima Leite)




MÃE SANTÍSSIMA


Dai-nos forças para suportar as tribulações.
Reforce-nos a fé e leve ao Seu Filho amado as intenções de um dia arrancar de nossos corações todos os males que nos distanciam de Vós.
A vida ao longo do caminho ensinou-nos muitas coisas. Mas, é preciso trabalhar ainda mais o perdão, a cólera e o egoísmo, sentimentos estes, opostos aos Vossos ensinamentos.
Dai-nos consciência para discernir quando erramos e conscientes do compromisso, não permanecermos no erro.
Agradeço a Deus Pai, Todo Poderoso e a todos os anjos que não nos deixam desamparadados um só momento. Mesmo quando resta-nos uma gota de fé. Mas, que traz o cheiro do orvalho e enche-nos de esperanças e otimismo para amanhecer a cada novo dia.
Andrea Lima (27/05/2006)






FILHO AMADO


Impossível definir tua importância em minha vida
És como o Sol que me ilumina
a estrela que me guia
Com o teu jeito inocente e simbólico
sabes como um irreal anjo custódio
mostrar-me o caminho por onde devo
seguir
Tua presença em minha vida, acredito eu,
me fez crescer como ser humano e mulher
Espero que um dia sinta pelo menos um pouquinho
de orgulho em ser meu filho
o quanto eu me orgulho em ser tua mãe
Tua sabedoria, teu carisma te faz mais
especial que já és
Que guardes sempre consigo toda essa
ternura, tornando-se uma adulto cheio
de virtudes, a seguir na trilha do bem
Que honre seu nome
e minh alma gloriosa estará
em te-lo como filho e amigo
Mas, se por ventura vier a falhar... aqui estarei
filho meu...
para receber-te da mesma forma,
com o mesmo amor
E dizer-te que estarei sempre contigo,
independente de qualquer coisa
que venha à acontecer
Nossos laços são eternos
e irão além
muito além
desta vida.
 Andrea Lima ( 27/12/2000 - dedicada a Manuel Severino de Lima Neto, filho único)






 MÃE SANTINA E PAI SINUCA


Como foi díficil ve-los partir.
Primeiro foi "Você", nossa Avó, Mãe e Amiga.
Deixando em cada um de nós, as lembranças do carinho eterno, das palavras que nos confortava e aliviava a alma; a compreensão que não achávamos em ninguém,  entendendo- nos e aconselhando, sempre há nos guiar.
Pensavas ser uma pessoa frágil e nem sabes quantas vidas ajudastes e quando Amor "Você" deixou. Mesmo separados em vida, sentimos a tua presença e temos a certeza  que  onde estiveres rogas por nós.
Achamos que o tempo passa... quando na verdade, nós é que passamos pela vida. E o destino sempre cruel levou de nós "Pai Sinuca". 
Sua face expressava experiência, sabedoria, honestidade e trabalho. 
Foi um vencedor, tendo uma longa caminhada aqui na Terra (deixnou-nos aos 97 anos e 21 dias), tornando-se um marco em nossas vidas.
Não era homem de meias palavras, mostrava-se sempre durão, mas, sabíamos que por traz daquilo tudo havia um doce de pessoa, sempre desejando-nos o melhor. 
Lúcido até o último momento, demonstrando seu exemplo de coragem e que temos que lutar pela vida até o o Pai Eterno nos chame.
Resta-nos agora apenas a saudade de "Vós" e balbucio entre lágrimas: um dia nos encontraremos... MINHA AVÓ E MEU AVÔ (cuja ausência ainda hoje me faz falta)
Andrea Lima (28.07.1997)






ENVOLVIMENTO


Um dia vivi a ilusão
que em teus braços
seria feliz
Ainda menina
me envolvi sem perceber
Sonhei
e sonhei mais
sentia-me frágil
e tinha em você a segurança
que precisara
E tudo nos envolveu: carinho,
loucuras e paixão
De tudo com você
aprendi um pouco
Cresci. E o espelho não
reflete mais o brilho dos meus
olhos, o sorriso que estampara
minha face,
Perdi-os no tempo,
continuo sentindo-me frágil
e não encontro mais a segurança
que antes achara.
E tudo nos envolve: amor e
incertezas
Mas, a exaustão me toma o coração
cansado e ferido
Procuro forças e não as encontro
Procuro refúgio e não consigo
mais achá-lo
Tento dormir como álibe para
as minhas perturbações
E a reação devastadora vem
ao despertar-me do sono.
Andrea Lima (23/12/1997 - dedicada a Thadeu Leitte, hoje meu companheiro - ao escrever estas linhas também postei uma observação: gostaria de algum dia ler e rir, pois, cada drama é apenas o nosso modo de ver... e hoje, quando as leio: rsrs)






THAMYRES


Tua vinda foi como um presente dos deuses
Chegaste de mansinho
Irradiante como o Sol
Brilhante como as estrelas
Iluminante como a Lua
e sem ao menos saber
conquistasse nossos corações
Choramos de emoção e um dia saberás
o que é chorar por estar feliz
Descobrimos que mesmo antes,
quando não sabíamos de tua vinda,
mesmo quando não tínhamos "Você"
em nossos braços
Já te esperávamos e já te amávamos muito
mais do que se possa imaginar
Espero que cresças saudável,
alegre e forte
mesmo que para todos nós, serás sempre
o nosso bebezinho, a nossa menininha
Obrigada por existires.
Andrea Lima (12/01/1998 - dedicada a minha sobrinha)






IMPOSSÍVEL LEMBRAR-TE COM LÁGRIMAS
(Alfredo - in memorian)


Nunca escondi de ninguém, que:
dos primos és o mais querido
Não consigo de maneira alguma
lembrar-te com tristeza e sim
com um leve sorriso que era
característico teu
Imagino que um dia
sem mais
nem menos aparecerás e...
conversaremos... falando sobre a vida,
sobre as pessoas que amamos e da luta
que é amanhecer a cada novo dia (como de costume!!!)
Prefiro pensar que viajaste e confortar-me na ilusão
de um reencontro... onde não falaremos de nossos defeitos,
pois, neste dia não os teremos conosco e sim
apenas virtudes, para que possamos seguir na trilha do
Amor e do saber...
Que o Pai Celestial te ilumine e o envolva de paz,
esteja onde estiveres.
Amo-te...
Andrea Lima (outubro/1996)





MARI... MARAVILHOSA!!!

Alegro-me por acompanhar desde que nascestes
os passos teus...
Saibas que fazes parte da minha vida
as brincadeiras, as piadas, o cafuné,
as estórias engraçadas que vivemos juntas...
Jamais esquecerei o teu olhar meigo,
a doçura ao cumprimentar as pessoas,
és uma pessoa de Deus
Sinto-me imensamente orgulhosa
em tê-la como membro da minha família,
não apenas consanguinea,
mas, também por termos afinidades
Amo-te

Que a "Virgem Maria" te cubra de bênçãos hoje e sempre.
Andrea Lima (14/09/2008) - dedicada a Mariana Moreira, filha da minha prima e amiga Ana Valdete).





PESSOA RARA

É assim que começo defini-la
Pra mim representas muito,
mais que possas imaginar...
Não é preciso está ao teu lado
todos os dias
(de corpo presente, pois
estaremos sempre ligadas pelos laços)
pois, comungamos de um só pensamento...
a força e a fé
em Um Ser Supremo
que rege todo o Universo
E que por muitas vezes
nos segurou no colo...
nas horas mais precisas,
Somos parecidas...
por não sabermos esconder
nossas angústias e/ou contentamento
Espero chegar onde chegaste
com a tua alegria e juventude notória
sejam elas, nos gestos, palavras e ações
Fica aqui registrada neste pequeno depoimento
o meu respeito e admiração.
Andrea Lima (13/04/2010 - dedicado a Maria Lima, carinhosamente chamada de tia Di, madrinha e amiga - a qual na infância ajudou-me a realizar muitos dos meus caprichos de menina).





CHICO CONCRIZ  (in memorian)

Logo após que o meu Pai se foi prematuramente, o adotei como Pai.Tenho certeza que houve uma reciprocidade. 
O qual recorri por muitas vezes para pedir conselhos e fazer planos, dona Maria é testemunha. E saia daqui reconfortada e ainda mais encorajada. Quando Ele me dizia: ENFRENTE QUE DÁ CERTO.
CHICO CONCRIZ é para mim um referencial. Não apenas por ter vencido na vida com seus próprios esforços, sem prejudicar quem quer que seja. Mas, pela sua coragem e honradez. Exemplo de luta, trabalho e trabalho...
Fica em cada coração as lembranças das brincadeiras, cada amizade cativada e cultivada. E da força para lutar pela vida, até que o Pai Celestial nos chame. Este é o verdadeiro tesouro que CHICO CONCRIZ nos deixa e leva consigo. Tesouro este, que nem a traça e a ferrugem corroem.
Já dizia seu Miguel em outrora: "É UM PAI PARA MIM"... foi para muitos seu Miguel.
Está entrelaçado a história de nossa cidade: BORBOREMA.
Não deve apenas ser lembrado como: o proprietário da primeira TV da cidade. Pois muito nos ensinou, e da melhor forma: COM O SEU EXEMPLO.
Esta mulher, que hoje vemos diante de nós, "dona Maria" é uma fortaleza.
Nem pensem que essa força é apenas dela; boa parte assimilou de seu companheiro.
Sou testemunha (D. Maria) de seu amor e dedicação.
Hoje é um dia de muita tristeza, mas, congratulo-me com a senhora e agradeço a Deus  por termos convivido com seu Chico.
Que possamos mentalizá-lo neste momento com a sua alegria de viver e que "Maria Santíssima" se faça presente neste lar reconfortando cada familiar e que suas Mensageiras de Luz recebam "Chico Concriz" com a mesma alegria a qual ele sempre nos demonstrou a cada amanhecer de um novo dia.
Andrea Lima (15/02/2011 - dedicada ao meu vizinho e amigo de todas as horas).


Borborema, quem são teus filhos?

É assim que iniciamos o nosso  breve comentário. 
Não desconhecendo de forma alguma, as conquistas e  méritos de todos que  por aqui passaram e contribuíram para progresso de nossa cidade. Desde Antônio Costa, prefeito nomeado - Arlindo Ramalho, primeiro prefeito eleito pelo voto direto à José Renato, prefeito atual. Todos têm sua parcela de contribuição.
Borborema, quem são teus filhos?
Pois, ainda não dispomos de uma unidade de saúde onde nós, mães, possamos dá a luz aos nossos filhos!!!
Foram muitas as conquistas, mas, ainda temos muito há conquistar.
Borborema, quem são teus filhos?
Aquele que está ao seu lado nas lutas do dia-a-dia?
Aquele que está distante? Porém, muitos tiveram que deixar esta terra na busca de sua sobrevivência, levando na bagagem apenas saudades e esperança.
Ou talvez o filho pródigo?
Fica a interrogação. Mas, prevalece a certeza de que BORBOREMA é TERRA MÃE. 
Que abraça todos os filhos, natos  ou não. Acolhendo-os  em seu seio materno; não fazendo distinção entre  nenhum dos filhos seus. Assemelhando-se aos  ensinamentos do Mestre Jesus, Governador do Mundo.
Borborema, quem são teus filhos?
Terra amada,  parabéns!!!
Bendita és  tu,
nesta data querida. 

Andrea Lima (12/11/2011 - 52 anos de Borborema) 




Xandeee
Hoje como nunca, lembrei-me da nossa infância.
Éramos muito felizes!
Bolão, Reco-reco e Azeitona, já dizia nosso primo Mano.
Saudades dos tempos que se foram, da infância sadia que não volta mais, dos avós de ouro, do pai coruja. 
Tempos de aprendizado, de muitas conquistas, definitivamente éramos felizes!
Hoje, cada um segue seu destino. Trilhando diferente metas, mas com um único objetivo.
E, nem sempre em datas especiais como "esta", estamos juntos. Mas, saiba que torço muito por você.
Tenho muito orgulho do grande homem que vc se transformou.
Aprendemos muito com a dor. E, jamais nos revoltamos quanto os desígnios de Deus.
Acredito ser este, nosso "maior tesouro".
Que nesta Páscoa, que significa passagem, renovemos nossa fé, nosso compromisso em cumprir a missão que Deus nos confiou com muita sabedoria.
Que ao ler, estas palavras, imbuídas de muito Amor, sinta-se envolto de muita paz.
Que assim seja!
Tua irmã, Andrea (17.04.2014)




Comentários

  1. muuito bonitas e expressivas!!!
    parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada visitante.
    Lamento apenas, não teres se identificado.
    Serás sempre bem-vindo (a).
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Parabéns !Adorei as mensagens,belas!você mim fez sentir a presença viva em mim do meu tio nequinho e vó santina ,te adoro.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada também pela visita.
    É bom compartilhar contigo esta emoção. Eles estarão sempre conosco... o sentimento que unem é muito forte.
    Nossa Avó, faltam-me palavras para defini-la... é o anjo de nossas vidas, a flor que colore mesmo distante o nosso jardim outonal. E que zela por todos nós em todos os momentos. Fique certo disto!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada.
    E volte sempre, deixando-nos críticas e sugestões.
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Parabens Andrea, se todos tivessem o respeito que vc. tem pelas pessoas queridas, o mundo seria bem melhor.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço pelo carinho, mas o grande desafio está em:
    "Amar os vossos inimigos; fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem e que vos caluniam; porque se não amais senão aqueles que vos amam, que recompensa com isso tereis? Os publicanos não o fazem também? E se vós não saudardes senão vossos irmãos, que fazeis nisso mais que os outros? Os pagãos não o fazem também? Sede pois, vós outros, perfeitos como o voss Pai celestial é perfeito". (São Mateus, cap. V,v.44, 46, 47 e 48)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMEIRA USINA HIDRELÉTRICA DO NORDESTE

CACHOEIRA DO RONCADOR - BORBOREMA - PB

AMIGOS E FAMILIARES FAZEM SURPRESA AO VEREADOR ROBÉRIO