TERRA COM VOCAÇÃO MILITAR

Muitos dos filhos de Borborema nasceram com vocação para a carreira militar. O general Edson Ramalho teria sido o pioneiro. Filho do primeiro casamento de José Amâncio Ramalho, chegou ao posto de general do Exército. É o patrono do Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, administrado pela Polícia Militar da Paraíba. Reformado, ocupou os cargos de Secretário de Finanças da Paraíba e, posteriormente, do Ceará.
Seu irmão, Antônio Amâncio Ramalho chegou ao posto de Oficial da Marinha de Guerra do Brasil. Ao se reformar foi convidado para ser Consultor do Banco Mundial em diversos países. Atualmente desempenha esta função em Angola.
Na Polícia Militar é maior o número de soldados, cabos, sargentos e  oficiais filhos de Borborema. Sinval Albuquerque da Silva é filho do tenente da PM reformado Severino João da Silva. Luís Cândido da Silva Filho desempennhou várias funções na PM-PB, onde foi comandante da 20ª Companhia de Política Militar, sediada em Solânea.
Também são filhos da terrinha os soldados PMs: José Augusto, Josivaldo Lima, Edmilson Lima, Silton Albuquerque, Nelson Nascimento, Aluísio Barreto Júnior, Wilson Xavier, Edmilson Cândido, Jordão Barbosa e Rildo Martins. Destacam-se ainda, o Coronel da PM Sollon Marcelino de Lira, o sub-tenente Luciano Silva e os cabos: Humberto Cândido, Antônio Souza e Antônio Cruz; os Sargentos: João Rufino, Severino Galvão, Pacífico, e Severino Maria do Nascimento Júnior (Sargento Bombeiro); o Cabo Bombeiro Edilson Messias, a Tenente Virgília Eduardo, a Cabo Maria do Céu Cândido e a Sargento Solange Albuquerque, que participou da Força Nacional, sendo hoje da Cia do Choque.
Destacam-se também na Polícia Civil o Escrivão Severino do Ramo e a Agente de Investigação Heloísa de Fátima Barreto Moreira.
Impossível não mencionar outros que adentraram na carreira militar em outros estados, a exemplo de Laércio Lima ( no Rio Grande do Norte - RN) e Karlla Mabel (em Pernambuco - PE).

Fontes: Jornal "A União" de 12 de outubro de 2011, pág. 22) - Revista Borborema - edição 50 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMEIRA USINA HIDRELÉTRICA DO NORDESTE

CACHOEIRA DO RONCADOR - BORBOREMA - PB

AMIGOS E FAMILIARES FAZEM SURPRESA AO VEREADOR ROBÉRIO