DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO

*O desenvolvimento na Vila de Camucá na década de 20 (vinte) era considerado maior que o do restante da região. Aqui existia hotel (na rua Sebastião Barbosa), fábrica de sabão (na rua Antônio Ribeiro), pousadas, lojas de tecidos (proprietário: Antônio Barbosa da Costa), as quais forneciam seus produtos para as cidades de Arara, Bananeiras, Serraria, dentre outras localidades. Atribuia-se todo esse desenvolvimento ao trem.


* A capela de São Sebastião (localizada na Rua João Nogueira Campos) foi construída na década de 20, pela família Nogueira. Com intuito de pagar uma promessa feita por um dos membros daquela família, pois, na citada década um surto de doença (bouba) assolava o município, fazendo vítimas fatais. 


* Os bailes e blocos carnavalescos na citada década (20 - vinte) eram organizadas pela Sra. Eliza Nogueira. Os quais arrastavam boa parte da população pelas ruas da cidade. Entram pra estória pela sua alegoria e criatividade.


* A fecularia foi construída na década de 20 pelo Dr. José Amâncio Ramalho, gerando fonte de renda para a população. Porém, após a morte da Sra. Luíza Ramalho (esposa do mesmo), o estabelecimento passou a pertencer a Carmésia Ramalho Tinoco (filha do casal), sendo posteriormente desativada. O Sr. Artur Tinoco Filho (esposo da Sra. Carmésia) destina os maquinários da fecularia a cidade de Recife - PE, reabrindo-a na citada localidade, não obtendo êxito.


* Na década de 60 (sessenta) o sucesso da época era um cinema (funcionva onde hoje se localiza a Cervejaria do Jayme), que tinha como proprietário o Sr. José Soares da Silva .


* Na primeira eleição em 1960 o Sr. Arlindo Ramalho, candidato a Prefeito, obteve 338 (trezentos e trinta e oito) votos pela UDN, juntamente com o Sr. Antônio Targino Leão, vice-prefeito.


* Nas eleições de 1972, o Sr. Aristeu Uchoa Pinto, foi candidato único à Prefeito desta cidade. Elegendo-se com 760 (setecentos e sessenta) votos.


* O primeiro aparelho de TV ao chegar em Borborema foi adquirido pelo Sr. Francisco Pereira de Lima (Chico Concriz).  Onde o mesmo, abria as portas de sua residência para quem quisesse ver "aquele estranho aparelho que emitia som e imagem"
Na final da Copa do Mundo em 1970 (mil novecentos e setenta) a TV foi colocada na Igreja Matriz para que todos pudessem acompanhar os jogos. Lembrando que, naquela época o sinal oscilava bastante, saindo do ar de vez enquanto, levando os telespectadores ao desespero.


Fonte: Revista Borborema - edição 50 anos (textos adaptados por Andréa Lima)






GLOSSÁRIO
FECULARIA - FÁBRICA DE FÉCULA (FARINHA DE MANDIOCA)

Comentários

  1. Parabens Andréa, sou testemunha viva do acontecimento da tv em borborema, colocada lá proximo a Igreja, para assistir-mos jogos da copa, na epóca, estava-mos mais preocupados de onde vinha as imagens do que o próprio jogo.rsrsr.
    com o evento temos varias historias a contar.
    Um forte abraço.
    Antonio Borges

    ResponderExcluir
  2. Não imaginas a satisfação ao publicar teus relatos. Os quais comprovam a legitimidade dos fatos narrados (descritos) no blogger, que não tem um dono específico, é de todos os borboremenses. Apenas tivemos a ousadia em inicia-lo.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMIGOS E FAMILIARES FAZEM SURPRESA AO VEREADOR ROBÉRIO

PRIMEIRA USINA HIDRELÉTRICA DO NORDESTE

CACHOEIRA DO RONCADOR - BORBOREMA - PB