O TREM CHEGA A BORBOREMA




HISTÓRICO DA LINHA


O ramal de Bananeiras teve seu primeiro trecho entregue em 1910 e chegou a citada localidade somente em 1925. Foram 15 anos pra entregar 35 km. Deveria avançar mais outros 35-40 km para atingir Picuhy, o que não chegou  à acontecer. Em 1966, o trem deixou de circular pelo ramal, em 18/04/1970 o ramal foi oficialmente suprimido.




A ESTAÇÃO DE BORBOREMA
ESTAÇÃO NO ANO DE 1960
A estação de Camucá foi inaugurada  em 24/11/1913 pela Great Western, como ponto de linha do ramal. Em 1922 o ramal foi prolongado até o Manitu. Em 1932, a estação já se chamava Borborema.
Dentre os benefícios trazidos pela chegada do trem a Borborema, destaca-se a construção da Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a fecularia. Logo, o Dr. José Amâncio Ramalho contratou um engenheiro para planificar e  expandir a cidade (com ruas largas e sem curvas) que idealizara.
Borborema também destacava-se na produção de rapadura (pequeno tijolo de açúcar mascavo), existentes nos engenhos do município, como também, em todo brejo paraibano. E, com a vinda dos trilhos em 1913 facilitou o maior escoamento deste e de outros produtos na região. 
Na época da vinda dos trilhos a Borborema, esta localidade era distrito de Bananeiras. A estação de Borborema foi desativada em meados da década de 60 pela RFN, por ordem do governo federal.

FONTE: REVISTA BORBOREMA - EDIÇÃO 50 ANOS (TEXTO ADAPTADO POR ANDRÉA LIMA)


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIGOS E FAMILIARES FAZEM SURPRESA AO VEREADOR ROBÉRIO

PRIMEIRA USINA HIDRELÉTRICA DO NORDESTE

CACHOEIRA DO RONCADOR - BORBOREMA - PB