IDEALIZANDO A EMANCIPAÇÃO

A CONCESSÃO DO DESMEMBRAMENTO AO DISTRITO DE BORBOREMA 

No ano de 1957, alguns moradores idealizando o desenvolvimento da Vila de Camucá, reuniram-se na casa comercial de propriedade do Sr. Dionísio Pereira dos Santos, os quais discutiam a possibilidade da vila torna-se cidade. Dentre eles: Arlindo Rodrigues Ramalho, Carmelo Gomes de Souza, Antônio Barbosa Costa, Diógenes Pinto de Sena e outros presentes naquele recinto, decidiram reinvidicar o desmembramento da Vila. Mas, para que o sonho se tornasse realidade precisariam que houvesse interesse por parte das autoridades competentes.
Naquela época os representantes da Vila na Assembleia Legislativa era os Deputados: Clóvis Bezerra e Humberto Lucena. 
Por motivo que desconhecemos, no ano seguinte (1958), o Deputado Estadual Nominando Diniz, de Princesa Isabel,  e não os representantes da Vila  acima citados naquela augusta casa de leis, apresenta o projeto de lei n° 120/1958 "Que cria o município de Borborema e dá outras providências correlatas", de 06 de agosto de 1958, publicado no Diário Oficial de 24 de agosto de 1958. 
E  em 12 de  dezembro de 1958 consta no expediente do dia o Projeto de Resolução n°  034/1958 "Que concede desmembramento ao distrito de Borborema", de autoria dos Vereadores: Antônio Barbosa da Costa, Arlindo Rodrigues Ramalho e Manoel Leonel da Costa, mas não obteve a maioria dos votos (percentual de 2/3 - dois terços - de acordo com regimento interno daquela edilidade).
Após a segunda apresentação o Projeto de Resolução  n°  034/1958 é aprovado. Recebendo os votos de: Antônio Barbosa da Costa, Arlindo Ramalho, Manoel Leonel da Costa, Antônio Vaz e Jaime Pereira dos Santos.
Sendo promulgada a citada Resolução pelo o Sr. Claver Ferreira Grilo, naquela época, Presidente da Câmara Municipal de Bananeiras.




Fonte: REVISTA BORBOREMA - EDIÇÃO 50 ANOS (TEXTO ADAPTADO POR ANDRÉA LIMA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIGOS E FAMILIARES FAZEM SURPRESA AO VEREADOR ROBÉRIO

PRIMEIRA USINA HIDRELÉTRICA DO NORDESTE

CACHOEIRA DO RONCADOR - BORBOREMA - PB