"BORBOREMA CONTINUA ADORMECIDA" (OPINIÃO)

Borborema, 50 anos

A "deusa adormecida dos eucaliptais" como denominou o imortal Manuel Batista de Medeiros vai completar 50 anos. Foi cidade em 12 de novembro de 1959. O projeto que propunha o desmembramento do território de Bananeiras, criava o Município e a Comarca de Borborema foi do deputado Antônio Nominando Diniz e resultou de um acordo entre os deputados Clóvis Bezerra e Orlando Cavalcanti, ambos representantes do município repartido. O governador Pedro Gondim vetou a criação da Comarca mas sancionou o nascimento da nova cidade.
Seis anos antes, foi a vez de Moreno se emancipar. José Amâncio Ramalho era o chefe político de Borborema e vislumbrou a hipótese de Borborema passar a integrar o território do futuro Município. Chegou a oferecer ao meu pai, Arlindo Rodrigues Ramalho, o cargo de prefeito nomeado de Solânea. Meu pai preferiu aguardar alguns anos e ser eleito o primeiro prefeito de Borborema. Sucedeu a Antônio Barbosa da Costa, nomeado para instalar o novo município. As primeiras eleições municipais, em 1960, foram disputadíssimas, inclusive com os candidatos a vice-prefeitos desvinculados do prefeito. Ganharam os udenistas Arlindo Ramalho e Antônio Targino Leão, prefeito e vice, que disputaram o pleito com Rubens Guerreiro de Lucena e José Aguiar Bezerra, candidatos pessedistas. Na mesma eleição, foram eleitos Pedro Gondim, Governador e Jânio Quadros, Presidente.
Foi uma campanha feita de porta em porta. Naquele tempo, lembro bem, meu pai tinha em folhas de papel pautado, a relação de todos os eleitores, seus dependentes, apelido e residência. Saiu de casa em casa na zona rural montado em um cavalo que lhe fora emprestado pelo major Augusto Bezerra. No fim da tarde do dia 03 de outubro, encerrada a votação, o seu opositor colocou à disposição os veículos que dispunha para levar os eleitores de volta às suas casas. Aquele Rubens Lucena era um verdadeiro cavalheiro. Perdeu com grande honra e depois foi cumprimentar o vencedor. Coisa difícil de se ver naqueles tempos.
Nessa primeira campanha não houve comícios. No último dia permitido para esses eventos, na calçada de uma padaria, se ensaiou um pequeno comício de encerramento. Mal começavam os discursos, desligaram a energia elétrica, de propriedade dos herdeiros de José Amâncio Ramalho. No escuro, criei coragem pra o meu primeiro discurso. "Apagaram a luz, mas não vão conseguir apagar da consciência do nosso povo, a certeza da nossa vitória", disse.
Confirmada a vitória de Arlindo Ramalho com o duplo da votação adversária, dia seguinte, ele reúne seus eleitores em caminhões e jipes, na entrada de Bananeiras, todos descem e seguem em passeata até a residência do Major Augusto Bezerra. À frente da pequena multidão, o prefeito vitorioso vinha agradecer e devolver o cavalo emprestado.
Borborema continua a deusa adormecida. Agora, sem a sua plantação de eucaliptos, mas, com uma vontade imensa de acordar para o desenvolvimento.


Ramalho Leite. Correio da Paraíba. 10/11/2009





Imagens cedidas por Emília Luciano e Dulce Dulcinéia Freire

Comentários

  1. Sim, Borborema continua adormecida. E, é com grande lamentção que confirmo.

    Uma cidade cujo slogan é: "Cidade das águas", tem que enfrentar uma grande contradição quando se trata de QUALIDADE da água. Borborema é um dos poucos munícipios da Paraíba que não tem água tratada, o que é uma vergonha quando se trata de uma cidade conhecida como CIDADE DAS ÁGUAS(Volto a dizer).
    Claro que a cidade pode ser denominada como CIDADE DAS ÁGUAS, pois somos cercados por belos açudes e rios. Ainda mais, temos em nosso território duas barragens: Senador Humberto Lucena e Canafístula II, e estas servem de abastecimentos, com águas limpas, claro, para várias cidades vizinhas: Bananeiras, Serraria, Araruna, Soânea, Pirpirituba, entre outras. E temos o orgulho de ser a primeira cidade brasileira a possuir uma hidroéletrica, o que vem mostrar nossa maravilhosa história com as águas.
    Depois destas informações sobre uma história, um tanto bonita, com águas. Você há de convir comingo quE: BORBOREMA PRECISA NÃO SER MAIS UMA CIDADE DE ÁGUAS SUJAS!


    Arnaldo Paz Jr.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com a sua opinião, em forma de depoimento, meu caro amigo Juninho.
    O blog além de divulgar as nossas riquezas no mundo virtual, também tem por objetivo reivindicar e mostrar a nossa realidade, alertando as autoridades competentes que tomem providências.
    Agradeço desde já o teu relato de forma coerente, reivindicando educadamente melhoria na qualidade de vida de todos os munícipes.
    Afirmo que por diversas vezes deixamos de postar comentários, os quais só tem a intenção em denegrir imagens, principalmente de políticos. E nem ao menos se identificam, colocando-me assim em situação difícil. Mas, não podemos de forma alguma generalizar. Pois, para toda regra há excessão. Sabemos também que, como diz a sabedoria popular, UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO. É preciso que haja união de todos, os quais comunguem de um só pensamento e com a mesma finalidade. Eis a questão!!!
    Obrigada e volte sempre.
    Abração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AMIGOS E FAMILIARES FAZEM SURPRESA AO VEREADOR ROBÉRIO

PRIMEIRA USINA HIDRELÉTRICA DO NORDESTE

CACHOEIRA DO RONCADOR - BORBOREMA - PB