HISTÓRICO DE BORBOREMA - PB

Boa Vista foi o primeiro nome do local onde foi erguida a atual cidade de Borborema. Essa exuberante e linda região, admirada, pelas verdejantes matas e água em abundância; ficou mais conhecida ainda, quando em 1912; o Dr. José Amâncio Ramalho, Bacharel em Direito, vindo da cidade Araruna-PB, adquiriu essas terras e resolveu desbravá-las.
Sendo homem de boas idéias e de espírito empreendedor, iniciou seus intentos, pela construção de um açude, e posteriormente, na edificação de uma usina hidroelétrica, que veio fornecer iluminação até 1962, ás cidades de Pilões, Serraria, Solânea, Bananeiras e a própria Borborema. Em seguida, instalou uma despolpadeira de arroz e um fecularia.
O pioneirismo do Dr. José Amâncio Ramalho, fez com que surgisse da mata virgem, a "Vila Camucá", núcleo populacional que veio posteriormente a se transformar na sede do município de Borborema. O Dr. José Amâncio Ramalho, além de ter tendência para engenharia, contratou um renomado engenheiro, para que planificasse a expansão da cidade. – Fato esse explicado pela não existência de ruas tortuosas em nossa cidade.
Acontecimento decisivo para o progresso da então Vila de Camucá, se deu, com a chegada do trem, em 1913. – A expansão de uma agricultura florescente e a construção na década de vinte da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, foram decisões marcantes, para que novos moradores se radicassem na localidade e juntos participassem da escalada para o progresso.
E, em 12 de novembro de 1959, nascia a nova cidade! "A bela adormecida dos eucaliptais", cognominada pelo Padre Manoel Batista de Medeiros, a dar posse ao primeiro prefeito (Antônio Barbosa da Costa) em nome do Governador Pedro Moreno Gondim. E em 03 de outubro de 1960, o primeiro prefeito eleito pelo povo, foi Arlindo Rodrigues Ramalho.
Gentílico: borboremense ou borborenense
Formação Administrativa
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Bananeiras o distrito de Borborema.
Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Borborema passou a denominar-se Camucá.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito já denominado Camucá, figura no município de Bananeiras.
Pela lei estadual nº 120, de 17-09-1948, o distrito de Camucá voltou a denominar-se Borborema.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Borborema ex-Camucá, figura no município de Bananeiras.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Borborema, pela lei estadual nº 2133, de 18-05-1959, desmembrado de Bananeiras. Sede no antigo distrito de Borborema. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-11-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alterações toponímicas distritais
Borborema para Camucá alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943. Camucá para Borborema alterado, pela lei estadual nº 120, de 17-09-1948.


Fonte: IBGE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIGOS E FAMILIARES FAZEM SURPRESA AO VEREADOR ROBÉRIO

PRIMEIRA USINA HIDRELÉTRICA DO NORDESTE

CACHOEIRA DO RONCADOR - BORBOREMA - PB